CAMPINA GRANDE


Considerada um dos pólos industriais do Nordeste e uma das 10 melhores cidades do Brasil para se trabalhar e estudar, Campina Grande é a maior cidade do interior do Nordeste e vem se desenvolvendo economicamente, ganhando visibilidade no cenário nacional. Porém, não é só setor econômico que a cidade é conhecida, mas também pelos vários pontos turísticos e lugares agradáveis.
Localizada a 130 quilômetros de João Pessoa e com mais de 380 mil habitantes, Campina também se destaca na cultura. É sede do Festival de Inverno, que acontece há 35 anos entre os meses de julho e agosto e recebe artistas do Brasil inteiro. Os museus e a arquitetura dos prédios históricos revelam uma cidade do interior com cara de capital: o visitante pode optar por conhecer o Museu histórico no centro da cidade, o Museu do Algodão na Estação Velha, O Museu Luiz Gonzaga em Santa Rosa, entre outros. Monumentos históricos como o dos pioneiros (o tropeiro, o apanhador de algodão e o índio), relembram a história dos colonizadores da cidade e as estátuas de Jackson do Pandeiro e de Luiz Gonzaga, valorizam os ícones maiores da música nordestina.
Campina Grande desenvolveu-se com os açudes. As águas calmas do histórico Açude Velho durante o dia e a iluminação do Açude Novo à noite são dois grandes atrativos turísticos que fazem parte do patrimônio da cidade. O açude de Bodocongó é o mais novo, tem apenas 95 anos e embeleza o bairro que se formou ao seu redor e onde se instalou as sedes das Universidade Federal de Campina Grande e Universidade Estadual da Paraíba.
Para os pequenos, a cidade reserva um lugar especial: o Parque da Criança. Um complexo esportivo criado para o lazer das famílias campinenses. As paisagens de Campina encantam quem chega, mas deixam saudades no coração de quem se despede. Quem nunca veio aqui, ainda não conheceu a beleza e a cultura que a cidade espalha. E quem já viu, sempre volta pra matar a saudade...

0 comentários: